quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Garimpo do Bello


Que a Mangueira é um verdadeiro “Chão de Esmeraldas”, disso não resta dúvida. Muito da história da Música Popular Brasileira, e muito do tudo que o samba representa dentro da nossa cultura, brotou daquele chão, porque lá, “a poesia, feito um mar, se alastrou”.
Mas como todo grande tesouro, há que se ter um garimpeiro! Uma jóia somente o é, após a pedra ainda bruta, ser descoberta, e lapidada, e levada aos olhos de todos com todo seu esplendor.
Em Mangueira, esse verdadeiro oásis de pedras preciosas, também certa vez apareceu um garimpeiro.
E no seu “sobe e desce constante”, pôs-se a procurar esmeraldas, e tantas outras relíquias, e entre flores, poesias e canções, encontrou nas escavações uma “Rosa de Ouro”, e o seu talento fez reluzir por todos os cantos os mais iluminados diamantes que surgiam ali, tão perto e distante, na verdade “um céu no chão” se avistado do alto.
E como “a Mangueira é tão grande, que nem cabe explicação”, nem ele, junto com seu amigo Paulinho, conseguiram entender com clareza o que acontecia naquele lugar. Como jóias não precisam de explicação, apenas de polimento, eis que o garimpeiro, que já nasceu conhecendo o “Bello”, encarregou-se de mostrar a todos suas grandes descobertas.
E eu “nem sei se toda beleza de que lhes falo” seria privilégio de tantos, não fosse por ele, o garimpeiro, surgido na “Alvorada”, cujos olhos conseguiram sim perceber, e cujas mãos ousaram sim tocar, tirando da “estrada perdida” a riqueza do Morro de Mangueira.


Hermínio Bello de Carvalho, compositor, poeta, produtor musical, é um ícone da Música Popular Brasileira. Emprestou seu talento a mais de 100 produções, dentre as quais, destacam-se discos de Cartola, Nelson Cavaquinho, Carlos Cachaça, dentre outros. Na década de 60, produziu o antológico espetáculo “Rosa de Ouro”, que reunia nada menos que Clementina de Jesus, Paulinho da Viola, Nelson Sargento e Elton Medeiros.
Junto com o parceiro Paulinho, compôs uma das mais perfeitas homenagens à Mangueira, o “Sei lá, Mangueira”, uma “ode” à Mangueira e seus poetas, um hino da MPB. É parceiro de Chico Buarque na composição, também em homenagem à Mangueira, “Chão de Esmeraldas”, e uma das suas obras mais emblemáticas, é numa parceria com o grande Mestre Cartola e Carlos Cachaça, a histórica canção “Alvorada”.


Hermínio era aliás o maior amigo de Cartola. Tal amizade era tamanha, que na missa de sétimo dia do Mestre, Dona Zica, sua viúva, ofereceu a ele o anel que pertencia ao marido, uma lira de ouro, “o anel de formatura de sambista”.
Dona Zica o fez atendendo a um desejo expresso pelo marido, antes de morrer!

Pesquisa de texto:
Site “Biscoito Fino” e o livro “Cartola, os tempos idos” (Marília T. Barboza da Silva e Arthur L. de Oliveira Filho – Editora Funarte – Ministério da Cultura)


Canções:
“Sei lá, Mangueira” (Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho)
“Chão de Esmeraldas” ( Chico Buarque e Hermínio Bello de Carvalho)
“Alvorada” (Cartola, Carlos Cachaça e Hermínio Bello de Carvalho)

Imagens: Foto 1 – “Uol – Sovaco de Cobra” - Foto 2 – “O Dia on line”

22 comentários:

  1. Po cara, eu sou do rock, mas admirador do samba tbm. Belo poste e bem legal o blog! parabens.

    ResponderExcluir
  2. Legal o Blog e um tema bem específico. Parabéns

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos temas e do estilo do seu blog!^^

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de ler.
    Não conhecia sobre tal...

    ResponderExcluir
  5. Cara, sou fã de samba, o tradiconal amo o samba das escolas de Cartola, Paulinho, Adoniran... enfim, gostaria de ver o samba conservdo, acho que ele vem ganhando um toque distante daquele samba antigo, cheio de arte. Mas como toda música perdeu a áurea artística e virou comércio, o samba ainda continua de pé;

    Parabéns pelo blog e obrigado pela e visita e comentário.

    SSA, 5 de agosto de 2010
    Matheus Galvão

    ResponderExcluir
  6. Muitoo bom seu blog..
    beijos!!

    http://entrelinnhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o seu blog, apesar que no samba eu sou Beija-Flor de coração desde 1992, mas respeito muito a mangueira (minha mãe ama essa escola). Muito legal as composições, os temas que vc nos permite analisar mais. Parabéns pelo blog. Viva o samba do nosso país. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. O seu Blog é uma prova de que a cultura deste país não vai acabar, como muitos ousam dizer... lindo!

    Não deixe o samba morrer...


    Abraços!

    F.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada cara pelos comentários e elogios ao meu trabalho, fico muito feliz que goste. Bem, eu aqui mas uma vez para dizer que não entendo nada de samba, muito embora admire, tenho a cada visita ao seu blog, uma aula. Abraços,

    www.catarseonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Conheci o trabalho de Herminio graças a élia Duncan, excelente proliferadora do que é boa cultura. Muito legal ler seus comentários sobre o mesmo, q sem dúvidas era um mestre!

    ResponderExcluir
  11. Eu não sou uma granda conhecedora do samba.. mas gosto muito do que o estilo representa!
    Uma bela homenagem esta sua!
    Parabéns pelo blog!
    ;D

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu Blog, parabéns!!! COMENTANDO SEM CALOTE RSRSRS

    Visite um blog diferente... que vai falar de temas e dicas picantes, sexys e sensuais...
    faça parte você tbm, mande suas perguntas para segredosdamaca@yahoo.com.br e continue acompanhando, cada dia uma novidade e um SEGREDO REVELADO!!!
    http://segredodamaca.blogspot.com/
    E ESSE É MEU BLOG
    http://ericacypriano.blogspot.com/
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  13. Eu não sou nenhuma conhecedora do samba, mas admiro-o por representar a nossa cultura, as nossas raízes...
    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  14. como sempre bem fiel ao samba e a mangueira....abçs!

    http://vauneiguimaraes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Interessante!
    Não sou sambista mas é sempre bom saber!!
    Te peguei lá na comu!
    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Muuuito bom! Curto muito o trabalho do Herminio!
    Show!

    ResponderExcluir
  17. Fala Sandro,

    É o Thiago da comunidade. Só uma correção no post sobre o Hermínio. Nessa segunda foto colocada como sendo a figura do Hermínio está errada. Não é o Hermínio Bello de Carvalho e sim o grande maestro, compositor e instrumentista Waltel Branco.

    ResponderExcluir
  18. Menino, tu sabe que eu achei uma semelhança mas ao mesmo tempo fiquei em dúvida se era mesmo o Hermínio. Obrigadão pelo toque!

    ResponderExcluir
  19. Samba cultura nacional que representa a cara do Brasil...

    bacana o post

    abrass...

    ResponderExcluir