quarta-feira, 25 de maio de 2011

Festejando!


Nem tinha me dado conta que foi mais ou menos nessa época, há 1 ano que eu inaugurava esse blog!

E ele chega a essa idade, justamente na mesma época em que Beth Carvalho está voltando à cena, já recuperada, e quando a Mangueira anuncia seu enredo para o carnaval de 2012, uma homenagem ao Cacique de Ramos. Aniversário do blog, Beth Carvalho e enredo da Mangueira, motivos de sobra, e por isso, “VOU FESTEJAR” reeditando um texto meu, que vem bem a calhar nesse momento.

“Pois é, essa árvore é usada pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais do ambiente.
Quanto mais temporais e tempestades o carvalho
enfrenta, mais forte ele fica! Suas raízes naturalmente se aprofundam mais na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo impossível uma tempestade arrancá-lo do solo ou derrubá-lo!
Cada tempestade para um carvalho é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça! - Numa grande tempestade, muitas árvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme!”
(extraído do texto de autoria de Dario Oliveira, “Todos deveríamos ser como árvores de carvalho”, do site www.arvoredecarvalho.com.br)




Não, não nasceu no morro! Nasceu nos seus arredores, ali na Gamboa, que hoje abriga a Cidade do Samba (talvez ela já soubesse, e apenas quis enganar a gente).
Não, não levou uma vida desregrada, nem teve que subir e descer ladeira!
Seu quintal foi o mesmo da bossa nova, a Zona Sul carioca, e ainda menina, sempre sapeca, deu uma volta no “Trem da Alegria”, de onde ouviu-se seus primeiros acordes, nas ondas do rádio. Trem... Rádio... Talento... Essa mistura esquisita só podia dar em samba, e por mais que não quizesse (cismou que era bailarina!) as notas do violão pareciam embriagar-lhe.
Ela foi valente, bem que tentou! Lutou com todas as suas forças contra seu destino.
Menina rebelde!
Menina Beth! Sempre foi do Carvalho!
Mas o banquinho e o violão do "desafinado" João Gilberto acabou sendo a redenção!
É, a rebeldia era tamanha, que tinha que ser pelo desafino, o convencimento de que a música era o caminho a seguir.
E nas “andanças” dessa vida, não teve jeito, teve que subir “1800 colinas”, e chegou no topo, e foi quando entregou-se, corpo, alma, coração e canção, ao samba. Amor à primeira vista, e dele tornou-se a “enamorada”. De roda em roda, de violão em violão, esbarrou com Nelson Cavaquinho, Zé Ketti, e tantos outros, até que do Mestre Cartola, ganhou rosas. Mas essas rosas “não falam, simplesmente exalam” o perfume forte que só nos jardins de Mangueira florescem.
Nascia então um amor que não tem fim.
Desses de novela, com todos os ingredientes de um bom folhetim! Cheio de juras, de promessas, indas e vindas, lágrimas e sorrisos, separação e enfim, reconciliação. Uma hora, sentada à sombra da tamarineira,foi enfeitiçada pelos tambores de um certo Cacique, e com tanto cacife, noutro momento, estava sentada num botequim, e foram tantos os “botequins da vida”, que sem se dar conta, estava já “alta”. E a cabeça girou, “o mundo é um moinho”, e de tanto girar a cabeça e levar requebro aos quadris, rodou o mundo, fazendo o mundo inteiro girar.
E o tempo foi passando, e "folhas secas" caindo ao chão, tal qual rebentos, a chamar-lhe agora de madrinha.
E sob suas bênçãos, o “pagodinho” do Zeca, e de tantos outros partideiros lá do "fundo de quintal", alcançou o estado de graça.
E assim, rodando nas rodas de samba, tal qual bailarina, na ponta dos pés, calçados de chão, que sempre viveu, no meio da gente simples, uma gente orgulhosa de ser "brasileiríssima"
Mas o céu, quando se é estrela, nunca será o limite, e como quem nasce para brilhar, brilha aqui ou em qualquer lugar, seu brilho chegou ao espaço, onde nenhum ser da Terra ousou um dia tocar!
Que “coisinha tão bonitinha do Pai” essa menina! Fez o samba ultrapassar as fronteiras do universo, e há quem diga, que os marcianos (que eu tenho certeza que são verdes, cheios de bolinhas rosas) nunca mais foram os mesmos depois que uma certa semente brotou pelas bandas de lá!
À bela árvore que nasceu, deram o nome de Carvalho!


(Fontes de Pesquisa: Beth Carvalho – site oficial e Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira – site oficial)


O enredo da Mangueira para o carnaval de 2012 “Vou Festejar, Sou Cacique, Sou Mangueira”, já está disponível no site oficial da escola!

Visitem, vocês vão gostar!

www.mangueira.com.br

47 comentários:

  1. Adorei o blog, boa estética e ótimos posts...já estou seguindo...

    se puder me dar uma força também...
    www.paullodark.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sensacional o blog. Acho que vale um post do Tom Jobim cantando Piano na Mangueira!!!
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog!
    O texto da muito bonito, você escreve muito bem!
    O assunto aqui do blog é muito interessante! Abraço!

    Comente no meu blog também:
    http://enricows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabééns pelo blog.
    Quando eu mostrar a minha avó
    ela vai ficar louca.

    Bjo ;)

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar parabéns pelo aniversário do blog.
    Adorei a homenagem a Beth Carvalho, lembro-me dela no início da carreira, no programa do Flávio Cavalcante, já ali ficou muito claro que era predestinada ao sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns viu eu tb adorei a homenagem a Beth Carvalho *-*

    beijos
    http://thyallencep18.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, adorei o blog, adorei tudo!
    Muito legal mesmo, continue escrevendo *-*



    http://sonhandoacodadinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Parabéns espero que continue a publicar sempre com essas criatividade que vejo muito bem que tem!(:

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo 1 ano de blog.

    Depois vou dar uma olhada no samba enredo da Mangueira esse ano.

    Abs...

    ResponderExcluir
  10. Gostei de suas palavras.;..Parabensss!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom saber que vc. continua fazendo bons posts musicais, a Beth Carvalho eu respeito e muito, não pela reputação que ela já tem no samba, mas pq. é realmente uma grande artista, interpreta canções que nem sempre são bosa do jeito dela, e fica maleável de ouvir...

    Obrigada pelos ocmentários lá no deleites, quando vc. aparece...rs se curte meu estilo um livro está pra sair ai, enfim eu vou fazer um post logo, em breve, tá pra sair já rs, abração, Sandro.

    ResponderExcluir
  12. To indo em julho pro rio tem como eu conhecer o barracão da estação 1º de mangueira? abraço





    O melhor blog do meu .... Bairro !!!
    http://blogdocharque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. PARABÉNS, SANDRO!!! HÁ QUASE UM ANO EU TB CRIEI O "VEMAQUINOMEUBLOG"... E SEI COMO É MANTER UM BLOG ATIVO E SEMPRE BEM DIVULGADO. É PRECISO TRABALHO E MUITA DEDICAÇÃO MESMO!

    ESSE TEXTO SOBRE BETH CARVALHO EU NAO CONHECIA, E É REALMENTE BASTANTE INTERESSANTE RAPAZ!

    BELO TRABALHO O QUE VC FAZ AQUI!!! QUASE NUNCA COMENTEI, MAS QUASE SEMPRE EU O VISITO! TB SOU DO RIO, E RESPEITO MUITO A HISTÓRIA DE TODA A ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA!

    GRANDE ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir
  14. MEUS PARABÉNS POR UM ANO DE BLOG.EU TB TOU CHEGANDO LÁ. E VAMO QUE VAMO!!!

    http://ozeladorfiel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Um ano de blog, parabens :D

    Belo conteudo, muitp bem desenvolvido seu texto. Gostei

    ResponderExcluir
  16. Acho mágico o modo como os posts são musicados...eu sinto ritmo quando os leio!

    ResponderExcluir
  17. qu elegal..
    obrigada pela visita..
    vc tem amigo em ribeião é??
    <3

    adorei seu blog..
    poxa eu amo mangueira ;)
    mesmo não sendo muito do samba, tenho um amor especial por ela e cartola
    ;)

    ResponderExcluir
  18. nossaaaa adorei seu blog !!!Parabéns! estou seguindo! qndo tiver um tempinho passa lá no meu tbm! bjs


    http://woopsbloops.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Parabéns por 1 ano de blog e por gostar dessaescola de samba ,tenho muita simpatia por essa escola
    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo niver do blog e pela postagem. Hj comemoro meu aniversario tb. Passa la!
    BeijOs
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. parabéns pelo niver do blog , quanto ao enredo a Imperatriz perdeu uma ótima chance com um enredo
    que tem tudo a ver com ela . pontos para a estação primeira ...

    ResponderExcluir
  22. massa!
    felicidades aew eu sei que vc gosta disso pakas!

    ResponderExcluir
  23. Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé!

    ESTOU COM UMA PROMOÇÃO DE UM PAR DE INGRESSO PARA O CINEMA NO BLOG!!! Se quiser pode concorrer.

    Abraço,
    PREGUIÇA ALHEIA
    ________________________________________________________
    http://www.preguicaalheia.com/2011/05/sorteio-ingresso-cinema.html

    ResponderExcluir
  24. Um ano de blog é pra comemorar mesmo, e no teu caso, com balões em verde e rosa...

    O texto sobre Beth Carvalho é uma belíssima e merecida homenagem. Ela representa muito bem o nome da Mangueira; é raiz do samba.

    Beijo, Sandro!

    ResponderExcluir
  25. Ótimo blog, gostei de como vc desenvolve sua idéias, é fantástico!

    Parabéns pelo níver e continuo desejando muito sucesso com esse blog

    Leandro
    www.emquestao.org
    comente!

    ResponderExcluir
  26. Esse Blog sempre me encanta
    Vc fala da mangueira de um jeito tão sensacional
    Sou da PB

    Mas torço pela Mangueira no Carnaval Carioca
    ^^
    http://cantinhocomtudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. beth carvalho, assim como a mangueira, é um símbolo nacional!
    que ela cante parabéns ao blog!
    Abraçogro

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pelo blog, está bem completo e com boas informaçoes!

    Estou seguindo já.

    ResponderExcluir
  29. Sandro, vc é um apaixonado pelo samba ao fazer um blog dedicado à Estação Primeira de Mangueira. Esse bebê que completou um ano vai ter muita história pra contar. Um abraço!!!
    Leandro Andrade
    http://diariodeplantao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. oi sandro tudo bem? vi o seu comentario . voce quer fazer parte de minha equipe de trabalho ? para revender ou para consumo proprio? comprando com preço direto de fabrica? se voce querer faça o cadastro em meu blog ,e eu te darei mais orientaçoes online ok?

    ResponderExcluir
  31. O carnaval é a poesia de um povo e de sua história também. Meus parabéns por manter um blog sobre um tema que ainda é pouco abordado na blogosfera.
    abcs

    ResponderExcluir
  32. estou seguindo. parabéns pelo aniversário do blog. abraço

    ResponderExcluir
  33. Meus parabéns pelo primeiro ano de existência do seu blog, que venham mais 100!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  34. Sandro, que bom vir aqui desejar um "feliz aniversário" para esse espaço. Um blog que deveria criar asas, um blog que deveria ganhar outras versões: exposição, livro, guia... enfim, tanta bobagem travestida de blog por aí, e sempre tão bom vir aqui e ganhar cultura.

    Parabéns, querido. E um parabéns verde e rosa! Beijos.

    ResponderExcluir
  35. parabéns por 1 ano do blog , seu blog já é um de meus favoritos pelo simples fato de enaltecer a escola de meu coração , a inigualável ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA ...

    ResponderExcluir
  36. Esse foi o blog mais diferente que eu já encontrei, sem apelações.
    Adorei a homenagem à Beth Carvalho e a comparação com a árvore. Muito bonito!
    _______________________________________
    http://alteregodonuti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Bem legal seu post...
    Não sabia dessa história da árvore de Carvalho...
    Boa a sua ligação da árvore com a Beth!

    Parabéns por 01 ano de existência do blog!

    Abraços!!
    =))

    ResponderExcluir
  38. Adorei o blog, que bom que alguns ainda valorizam a nossa cultura! Boa!


    http://garotasvoluveisonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Sandrão, eu não sei se vc é funcionário ou contratado pela escola pra escrever esse blog tão bom, mas uma coisa é certa, o amor que vc tem pela escola é admirável!

    ResponderExcluir
  40. Beth Carvalho, trás toda alegria e cultura do samba!

    ResponderExcluir
  41. Gosto de ouvir Beth Carvalho cantando "Andança"...

    Gostei de ler aqui, um pouco da História dessa grande cantora misturada nas letras de sua música...

    ResponderExcluir
  42. Pô parabens ae desejo todo sucesso do mundo.

    Esse é um dos blogs que é diferencial na net.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  43. Beth Carvalho é a deusa do samba, esses dias eu vi um DVD dela cantando com vários artistas baianos e fiquei encantado, é lindo!!! Enquanto ao seu blog, já falei que dá um show de cultura musical brasileira. Parabéns pelo aniversário do blog.

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir