domingo, 18 de julho de 2010

"O Filho Fiel, Sempre Mangueira!"



Para a maioria das pessoas, o carnaval ainda está longe. Mas para as escolas de samba, o carnaval já começou faz tempo, aliás, para elas, o carnaval nunca termina.
Em 2011, a Estação Primeira de Mangueira vai contar na avenida, um de seus bambas, Nelson Cavaquinho, que se vivo estivesse, completaria 100 anos de vida. Dentre suas composições, a mais célebre, com certeza, é "Folhas Secas" (que ilustra o nome desse blog), um verdadeiro hino de amor à Mangueira. Aliás, o amor de Nelson Cavaquinho pela Mangueira é a tônica do enredo, daí o título, "O Filho Fiel, Sempre Mangueira". Nelson viveu a Mangueira em sua plenitude, e como poucos, cantou esse lugar.
Apesar de ainda estarmos no mês de julho, as eliminatórias dos sambas para o carnaval 2011 já começaram, e nos sites especializados, já estão disponíveis vários áudios de sambas -concorrentes!

Para a Mangueira, o carnaval 2011 já começou, e eu, como um "filho fiel" que sou, não poderia deixar de prestar minha homenagem a esse bamba, que eu tenho o privilégio de dizer, que é a mais pura expressão do talento mangueirense!

Ao Mestre Nelson Cavaquinho, os versos da minha homenagem (não é nenhuma letra de samba concorrente, mas, como eu queria ter esse talento...)


A noite vem surgindo em poesia,
bandeiras tremulando de alegria
Em verde e rosa anunciam, hoje é festa, é carnaval!
O samba vem pedir passagem, trazer flores ,
homenagem ao artista imortal!
Chegando em sua montaria, armado de nostalgia,
Encantou a boêmia com o choro do violão!
Que felicidade, “Não consigo te esquecer”!
E “com a alma toda tatuada” de teus versos,
Em canção agora peço, “não me queiras mal, hoje é carnaval”


Subindo os “degraus da vida”
Chegou ao alto, “Rei vadio” na avenida,
No “Zicartola”, o teu samba faz a festa
És canção que manifesta, um amor que não termina.


Vem meu trovador...
Traz teu alento a quem tanto já chorou.
Quem nunca sonhou,
“que o amor será eterno novamente”?
Na “Opinião” de quem te aplaude, és imortal!
As “folhas secas” espalhadas no caminho,
Vieram pra te ver passar,
Salve o poeta, nosso Nelson Cavaquinho.

Um canto ecoou no céu , canta Mangueira!
Vem, Filho Fiel!
Quem chama é a Estação Primeira!


Se você é amante, admirador, ou apenas um curioso, vale a pena dar uma conferida no site da Mangueira. Lá tem muita informação sobre o carnaval, e sobre esse celeiro de bambas chamado Estação Primeira de Mangueira!


http://www.mangueira.com.br/

23 comentários:

  1. Que demais, não tinha ideia que o Carnaval era desse jeito...rs
    Gostei de saber, rs

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  2. Uma bela homenagem a um dos grandes ícones do samba Nelson Cavaquinho

    ResponderExcluir
  3. Muito legal tanto o blog quanto os textos e homenagens.
    Carnaval, samba, sempre me remetem ao saudoso Mussum - perdoe-me se eu falar besteira - mas sempre o vi como um representante do gênero [e espetáculo] na cultura pop.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. nao deixe o samba morrer...nao deixe acabar...vc tem um belo amor ao samba...sempre falando sobre samba...bem forte...interessante...

    gostei gostei desculpe a pressa hauhaua

    http://vauneiguimaraes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Seu blog é uma verdadeira fonte de pesquisas, parabéns! Pelo menos pra mim, que sou professora e adoro trabalhar com sam,ba-enredo.

    ResponderExcluir
  6. mesmo não curtindo o desfile de escolas de samba tenho um apreço pela Estaçao Primeira de Mangueira. no momento da apuração a minha torcida é pra ela. gosto de sambas que homenageiam pessoas que foram importantes em nossa história.

    ResponderExcluir
  7. muito bom seus versos!!
    tambem adoro samba ^^

    ResponderExcluir
  8. Muitoo bom o jeito que escreve.. Adoreii...
    Obrigada pela visita...
    Beijoo!!

    ResponderExcluir
  9. sahush, Adorei..
    Eu escuto samba de vez em quando com os amigos. Anima muito!

    ResponderExcluir
  10. pra quem vive e trabalha com o carnaval, o próximo já começa na quinta-feira. hehehe

    abraço

    ResponderExcluir
  11. Perfeito samba-enredo. Aliás, hinos de escolas de samba sempre tem essa coisa de entreter com cultura e inteligencia nas letras.
    Obrigado pela dica!
    :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Sandro,td bem? Muito obrigada pela visita e coment no meu post, sobre a cor cinza, e
    e concordo com vc: moda é para tds e nada contra os meninos verem e poderem ter mais noção de moda feminina pra suas namoradas, por exemplo ou até mesmo pela questão de cores, como o caso desse post.
    E realmente um terno cinza quebra a seriedade de um terno mesmo!

    Sou carioca(como creio q vc seja devido ao blog) e sou mangueirense de coração, apesar de não acompanhar muuito carnaval. Bom saber que a verde e rosa fará uma bela homenagem a alguém que merece ano q vem.
    Parabéns pelo blog, vou segui-lo e
    em breve farei um post sobre moda masculina,abraço!


    www.priscilainfashionland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. viva a magueira o/
    gostei mto do blog
    http://semnexosemideia.blogspot.com/
    http://novidadenoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. bem legal o blog, sou mineiro, mas curto o carnaval do rio!!

    http://naosentindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Nelson Cavaquinho foi uma figura fantastica! Acho que ele é pouco lembrado pela midia infelizmente!

    ResponderExcluir
  16. nao gosto de carnaval, tao pouco de samba :S

    ResponderExcluir
  17. Homenagem mais que merecida!

    []'s

    http://musikaholic.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. ' Cara, enquanto eu espero a época do Carnaval aqui quietinha(não pulo Carnaval, mas gosto de viajar nessa época), vocês já se encontram presente no Carnaval de 2011 JÁ . Caramba, muito legal isso.
    E bela homenagem, vale ser lembrado.

    beijos !

    ResponderExcluir
  19. eeii,
    não sabia que o carnaval era assim haahaha,
    apesar de não gostar muito, gosto de ver as escolas de samba :]
    e muito obrigada por ter passado la no meu blog viu? tava precisando ouvir umas palavras bonitas que nem a sua para aquele post.
    Espero que tenha gostado e volte sempre.
    tou seguindo :]

    ResponderExcluir
  20. Nelson Cavaquinho é história. Não se fala de samba sem se lembrar dele. Quanto ao carnaval, nós mineiros só lembramos dele nos meses de fevereiro e/ou março. Pra vocês ele nunca acaba. Muito legal!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Eu estava devendo uma visita ao seu blog primeiro para agradecer ao gentil e inteligente comentário no meu tosco e humilde blog, mas só agora tive a oportunidade. Muito obrigado, volte sempre que quiser ou encontrar um tempo rs!

    Pois é, de fato o Carnaval para as escolas de samba e suas comunidades começa muito antes de Fevereiro, é um trabalho e tanto para que o grande espetáculo possa ser mostrado em seu esplendor para o mundo todo.

    Bela homenagem ao Nelson Cavaquinho feita por você e também a que será feita pela escola. É isso aí, tem que homenagear mesmo pessoas que fizeram parte da história da comunidade, do samba, da escola. Em tempos de "famosos" efêmeros e superficiais, é preciso resgatar o respeito e o valor destes que foram os "bambas" - e isso em todas as áreas.

    Um abraço e obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir
  22. re-re-tribuindo sua visita, e na verdade mais qeu isso, é o interesse pelo samba e sua cultura que me trouxe aqui de novo... rapaiz, me dá umas dicas, eu estava querendo ir ao Rio pra ver umas coisas, e gostaria de qualquer dia visitar a mangueira, como se faz?
    tenho um carinho especial por essa escola, pela historia e por musicas que compositores queridos fizeram sobre ela !

    um abraço, volto depois pra mais um samba de roda!
    Ibere
    http://ibererestivo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Adorei. Samba é muito legal, carnaval então nem se fale. É bom conhecer um cara que sabe tanto sobre samba.
    Seguindo...

    ResponderExcluir