Lá pelos idos da década de 30, começavam os primeiros concursos de escolas de samba e em praticamente nada eles se comparam ao que hoje vimos nos desfiles.
Nos primeiros concursos, as escolas desfilavam com mais de um samba, e a campeã do carnaval em geral era escolhida por conta da qualidade musical, e claro, do desempenho de seus componentes. Naquele início, os sambas eram livres, não se tinha uma temática pré-estabelecida, e foi nesse tempo que surgiram as primeiras pérolas de Cartola, Carlos Cachaça, Zé com Fome, e outros grandes nomes da Mangueira e da música brasileira.
Com o passar dos anos, e o desfile das escolas de samba foi ganhando proporções cada vez maiores, sambas-enredo começaram cada vez mais caiam no gosto popular , e em alguns momentos, chegavam a dividir espaço nas rádios e na mídia, com outras músicas “comerciais” por assim dizer. O primeiro samba-enredo a ganhar contornos e projeção nacional, foi o classico mangueirense para o desfile de 1967, “O mundo encantado de Monteiro Lobato”, que ganhou o país pela voz de Beth Carvalho. E na história mais recente, temos passagens como o hit da década de 80 “Tem xinxim e acarajé, tamborim e samba no pé!” (1986), “Me leva que eu vou, sonho meu, atrás da verde e rosa, só não vai quem já morreu!”(1994) e “Vou invadir o Nordeste, seu cabra da peste, sou Mangueira...” (2002) que ultrapassaram as fronteiras do mundo do carnaval e até hoje são cantados mesmo por quem só tem contato com a folia momesca uma vez por ano.
Em dois momentos marcantes da história brasileira, em que os desfiles foram temáticos, a Mangueira não se fez de rogada, e enquanto a maioria enaltecia as datas festivas, a escola de samba do morro lançava indagações, e mostrava que nem tudo eram flores em meio às festividades propostas:
No carnaval de 1988, quando estava sendo comemorado o centenário da abolição da escravatura, a Mangueira fez um desfile histórico, com um samba considerado por muitos como um dos melhores de todos os tempos, e ao invés de exaltar a libertação dos escravos, lançava um grande questionamento, fazendo a sociedade pensar profundamente na questão do racismo, que na verdade tomou ares de preconceito muito mais social.
“Cem anos de liberdade, realidade ou ilusão?”
“Pergunte ao criador
Quem pintou esta aquarela
Livre do açoite da senzala
Preso na miséria da favela”
E no ano de 2000, quando o Brasil comemorava 500 anos de descobrimento, a Mangueira do alto de sua importância histórica e cultural, não se resumiu a enaltecer as maravilhas do País, pelo contrário, lançava mais uma forte crítica social, com seu enredo e samba que mais uma vez, mostrava uma realidade que muitas vezes todos nós preferimos fingir que não existe:
“Dom obá II – Reis dos esfarrapados, príncipe do povo”
“500 anos Brasil
E a raça negra não viu
O clarão da igualdade
Fazer o negro respirar felicidade”
E a raça negra não viu
O clarão da igualdade
Fazer o negro respirar felicidade”
Portanto, quando ouvir um samba-enredo, fique atento, porque muito mais do que servir para ilustrar uma história que a escola mostrará na avenida ao longo de seu desfile, ele poderá trazer mensagens de esperança, de protesto, contar fatos históricos, mostrar detalhes da vida de pessoas homenageadas que poucas pessoas conhecem. Um samba-enredo serve para fazer a mulata requebrar, a baiana rodopiar, a arquibancada inteira cantar e mais: serve para mostrar que escola de samba tem compromisso sócio-cultural.
Muito legal a história..
ResponderExcluirse eu tivesse visto antes ia me ajudar muito com o trabalho de escola rsrs
Olá! Gostei muito do Seu Blog! Parabéns!
ResponderExcluirJá estou te seguindo, e aproveitando para divulgar
os meus sites...
Abraços!
Siga-me,
Tem sorteio de Natal por lá!
http://www.martas-bgfs.com
http://www.brilhosgifs.com
Pois é,estamos aqui.Como eu gosto de samba tenho certeza de que vou curtir seu Blog.
ResponderExcluirTô no seu rastro menino.
Bjbj
Interessante essa questão do primeiro samba a ganhar o país. De certa forma é verdade (da forma que foi colocado está correto). O Aquarela Brasileira é de 64 (obra de Silas de Oliveira para o Império Serrano), mais antigo, porém, ganhou o Brasil anos depois de ir pra avenida.
ResponderExcluir"Vejam, esta maravilha de cenário
É o episodio relicário, que o artista
Num sonho genial, escolheu para este carnaval"
Belíssimo texto. A Mangueira realmente, sempre foi respeitada pela sua ala de compositores. Mérito.
Dê uma olhada no selo ao qual te indiquei no meu blog
ResponderExcluirhttp://projetosdeumlouco.blogspot.com/
Essa semana vou ao rio, espero conhecer o samba...
ResponderExcluirVou invadir o Nordeste, seu cabra da peste, sou Mangueira... no carnaval do Recife parou o show para ver o desfile =)
ResponderExcluirMuito bom, bom de verdade
é legal você mostrar um pouco da história do samba.
ResponderExcluir“Pergunte ao criador
ResponderExcluirQuem pintou esta aquarela
Livre do açoite da senzala
Preso na miséria da favela” - Pra mim esse é um dos versos mais bonitos e signifcativos que eu vi até hoje em um samba enredo.
O sambe enredo trás tudo! mensagens de esperança, passagens históricas, memórias. Talvez sejam os sambas os grandes ilustradores do enredo, apesar de nossos olhos estarem voltados para os carros alegóricos.
Esse seu blog é escrito com muita paixão, isso é nítido. :) .. Gosto muito de vir aqui.
ResponderExcluirE, embora carnaval não seja muito a minha praia, gosto de enredos com conteúdo crítico, como a Mangueira comumente faz.
muito bom o blog, parabens!!!!
ResponderExcluirfaça uma visita
http://rogeriocenifutebolclube.blogspot.com/
Fazer arte é fazer as pessoas pensarem e se questionarem sobre o mundo ao seu redor.
ResponderExcluirA Lei Aurea foi assinada a lápis. Até hoje existe o trabalho escravo. "O pior cego é aquele que não quer ver".
Parabéns pelo post!
Tão bom vir aqui... Tanta História...
ResponderExcluirParabéns à vc e a querida Mangueira nesse dia Nacional do Samba.
Há selo lá no meu blog para você.
ResponderExcluirDê uma passada lá para pegar.
Abração do amigo "Calcanhar" aqui.
Tem um selo pra você no meu blog, Sandro. Passa lá.
ResponderExcluirgrande amigo sambista, confere lá meu blog, presente para você.
ResponderExcluirhttp://umdiaentenderei.blogspot.com/
adorei o post! =] parabéns
ResponderExcluirwww.zormix.blogspot.com
Que interessante a história do samba, que até pra mim, Carioca era um mistério, possivelmente porque nunca foi muito do meu interesse, mas mesmo assim, sempre é importante saber um poquinho de algo tão presente na cultura de nossa sociedade.
ResponderExcluirwww.teoria-do-playmobil.blogspot.com
Adoooro carnaval e tudo de bom que vem acompanhado desta festividade. Carnaval é cultura do nosso país, portanto, nada mais justo do que contar a nossa história, fazer esse papel sócio-cultural como vc colocou e mostrar que se pode informar através da arte. Carnaval tem conteúdo SIM! Depende do olhar de cada um...
ResponderExcluirParabéns Sandro!
Beijokas
Fala Sandro, td bem? Depois dê uma passada lá no meu blog pra pegar os selos para os quais indiquei o seu blog.
ResponderExcluirABraço.
Oiii , vim aqui deixa um aviso . Indiquei seu blog para ganhar dois selos . Passe no meu blog e pega lá , os que voce nao tem =D E nao esqueça das regras par recebe-los . Parabens , seu blog é muito bom e merece =D
ResponderExcluirhttp://tudoocoomtudoo.blogspot.com/2010/12/selos.html
O Carnaval da Mangueira através dos seus imortais sambas-enredos, enredos, alegorias tem inegável compromisso socio-cultural.
ResponderExcluirImpecável como sempre esse espaço.
Abração do amigo "Calcanhar" aqui.
Caramba, a magueira ocm uma puta historia dessas pra contar e eu não sei nem um terço rs, é isso que penso toda vez que leio este blog.
ResponderExcluirabração rs
http://www.pequenosdeleites.blogspot.com
Retribuindo a visita e relamente adorei a ideia do blog.Pois é necessário contar e prestigiar a linda historia da estação primeira.Keep going!
ResponderExcluirAbraços,higor. (perímetro underground)
Olá. Vim lhe agradecer a visita ao meu Blog. Que bom que encontrou alguém que lhe complete, isso é realmente muito bom. Eu encontrei alguém que me soma.. E tanto eu, quanto você somos muito felizes. Então no final das contas, pensamos de maneiras diferentes.. Mas sorrimos por um só motivo: Ter aquele que amamos ao nosso lado. Enfim, está tudo lindo aqui.. Parabéns. Um Beijo.
ResponderExcluirSandro, tem mais selo lá!
ResponderExcluirOlá Sandro! A Mangueira foi a primeira supercampeã da Marquês de Sapucaí, certo? Seu blog está na lista VIP do NeoWellBlog. Pegue seu selo e confira as vantagens! Você mais um grupo de seletos 34 participantes exclusivos terão acesso a uma temporada de 08 postagens de alta qualidade no blog HY que é o blog VIP do NeoWellBlog! =)
ResponderExcluirParabéns!
http://neowellblog.wordpress.com/super-blogs/
Voltei para trazer mais uma novidade e voltarei novamente para comentar sua postagem! =)
ResponderExcluirJá está no ar a postagem 2 sobre o Rio de Janeiro no NeoWellBlog! ^^
http://neowellblog.wordpress.com/
Não sabia de todas estas vantagens de vanguarda da Mangueira. Achei muito bonito e importante! O negro precisa de ser enaltecido também, que qualquer pessoa vá conta. Mas, todos merecem homenagens, merecem segurança. Então, se faz sentido dizer isso em letras de música de samba é porque é necessaria atingir a solução. Mangueira cumprindo papel social, fazendo mais que belas roupas para o carnaval é o que a torna tão especial. Verde e rosa, só da mangueira na Sapucaí! X)
ResponderExcluirAbraços!!!
http://neowellblog.wordpress.com/
É excelente o que faz aqui no seu blog, divulgando belos testos, como ese, sobre não só a Mangueira, mas o samba em geral, está entre os meu favoritos o seu blog. Depois pase lá no meu blog para pegar mais dois selos para você.
ResponderExcluirAbraço.
http://sem--hipocrisia.blogspot.com/
Adorei o blog^^
ResponderExcluirBeijooo
www.medicinepractises.blogspot.com
Somente hoje consegui reunir selos que tenho recebido.
ResponderExcluirSe tiver algum que você não tem ainda, esse selo é seu.
Abração do amigo "Calcanhar".
Tem selo no meu blog para vocÊ !! =D
ResponderExcluirhttp://projetosdeumlouco.blogspot.com/
Realmete,seu blog é um exemplo e uma raridade que muitos deveriam fazer igual quando tratam de música. Não só falar de samba, você mostra a história deste ritmo, as origens e todas as grandezas que cercam esse ritmo do Brasil, e revela, em palavras, o porquê o samba é o que é.
ResponderExcluirParabéns, de verdade mesmo.
Se puder, me visite.
Abraçoss
a historia do samba por um sambista !
ResponderExcluirsumiu mano,aparece
Segue e comenta que tambem te sigo e comento
blog indicado pelo jornal destak
o fim da série H.P.B - http://universovonserran.blogspot.com
Gostei tanto desse blog que neste carnaval com certeza serei metade mangueira!rs
ResponderExcluirSó vim desejar um Feliz Natal a vc e sua família Sandro e que em 2011 vc volte com força total para nos atualizar a respeito do belo carnaval que farão neste próximo ano.
Beijos
Por gentileza, comente no link abaixo ou no NWB com o seu e-mail em campo apropriado para que você receba a newsletter VIP do NeoWellBlog. Se já recebe por favor informe também!
ResponderExcluirhttp://neowellblog.wordpress.com/premio-nwb-sou-vip/
Cordialmente,
NeoWellBlog
Como de costume, excelentes postagens.
ResponderExcluirBlog de qualidade mesmo.
Abraço.
William
www.tocadowilliam.com
O Carnaval é isso alegria e tristeza, muito bom o seu blog...
ResponderExcluir