terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vou te CANTAR uma história!


Lá pelos idos da década de 30, começavam os primeiros concursos de escolas de samba e em praticamente nada eles se comparam ao que hoje vimos nos desfiles.
Nos primeiros concursos, as escolas desfilavam com mais de um samba, e a campeã do carnaval em geral era escolhida por conta da qualidade musical, e claro, do desempenho de seus componentes. Naquele início, os sambas eram livres, não se tinha uma temática pré-estabelecida, e foi nesse tempo que surgiram as primeiras pérolas de Cartola, Carlos Cachaça, Zé com Fome, e outros grandes nomes da Mangueira e da música brasileira.
Com o passar dos anos, e o desfile das escolas de samba foi ganhando proporções cada vez maiores, sambas-enredo começaram cada vez mais caiam no gosto popular , e em alguns momentos, chegavam a dividir espaço nas rádios e na mídia, com outras músicas “comerciais” por assim dizer. O primeiro samba-enredo a ganhar contornos e projeção nacional, foi o classico mangueirense para o desfile de 1967, “O mundo encantado de Monteiro Lobato”, que ganhou o país pela voz de Beth Carvalho. E na história mais recente, temos passagens como o hit da década de 80 “Tem xinxim e acarajé, tamborim e samba no pé!” (1986), “Me leva que eu vou, sonho meu, atrás da verde e rosa, só não vai quem já morreu!”(1994) e “Vou invadir o Nordeste, seu cabra da peste, sou Mangueira...” (2002) que ultrapassaram as fronteiras do mundo do carnaval e até hoje são cantados mesmo por quem só tem contato com a folia momesca uma vez por ano.

Em dois momentos marcantes da história brasileira, em que os desfiles foram temáticos, a Mangueira não se fez de rogada, e enquanto a maioria enaltecia as datas festivas, a escola de samba do morro lançava indagações, e mostrava que nem tudo eram flores em meio às festividades propostas:



No carnaval de 1988, quando estava sendo comemorado o centenário da abolição da escravatura, a Mangueira fez um desfile histórico, com um samba considerado por muitos como um dos melhores de todos os tempos, e ao invés de exaltar a libertação dos escravos, lançava um grande questionamento, fazendo a sociedade pensar profundamente na questão do racismo, que na verdade tomou ares de preconceito muito mais social.


“Cem anos de liberdade, realidade ou ilusão?”

“Pergunte ao criador
Quem pintou esta aquarela
Livre do açoite da senzala
Preso na miséria da favela”


E no ano de 2000, quando o Brasil comemorava 500 anos de descobrimento, a Mangueira do alto de sua importância histórica e cultural, não se resumiu a enaltecer as maravilhas do País, pelo contrário, lançava mais uma forte crítica social, com seu enredo e samba que mais uma vez, mostrava uma realidade que muitas vezes todos nós preferimos fingir que não existe:

“Dom obá II – Reis dos esfarrapados, príncipe do povo”
“500 anos Brasil
E a raça negra não viu
O clarão da igualdade
Fazer o negro respirar felicidade”


Portanto, quando ouvir um samba-enredo, fique atento, porque muito mais do que servir para ilustrar uma história que a escola mostrará na avenida ao longo de seu desfile, ele poderá trazer mensagens de esperança, de protesto, contar fatos históricos, mostrar detalhes da vida de pessoas homenageadas que poucas pessoas conhecem. Um samba-enredo serve para fazer a mulata requebrar, a baiana rodopiar, a arquibancada inteira cantar e mais: serve para mostrar que escola de samba tem compromisso sócio-cultural.

39 comentários:

  1. Muito legal a história..
    se eu tivesse visto antes ia me ajudar muito com o trabalho de escola rsrs

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei muito do Seu Blog! Parabéns!
    Já estou te seguindo, e aproveitando para divulgar
    os meus sites...
    Abraços!
    Siga-me,
    Tem sorteio de Natal por lá!
    http://www.martas-bgfs.com
    http://www.brilhosgifs.com

    ResponderExcluir
  3. Pois é,estamos aqui.Como eu gosto de samba tenho certeza de que vou curtir seu Blog.
    Tô no seu rastro menino.
    Bjbj

    ResponderExcluir
  4. Interessante essa questão do primeiro samba a ganhar o país. De certa forma é verdade (da forma que foi colocado está correto). O Aquarela Brasileira é de 64 (obra de Silas de Oliveira para o Império Serrano), mais antigo, porém, ganhou o Brasil anos depois de ir pra avenida.

    "Vejam, esta maravilha de cenário
    É o episodio relicário, que o artista
    Num sonho genial, escolheu para este carnaval"

    Belíssimo texto. A Mangueira realmente, sempre foi respeitada pela sua ala de compositores. Mérito.

    ResponderExcluir
  5. Dê uma olhada no selo ao qual te indiquei no meu blog

    http://projetosdeumlouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Essa semana vou ao rio, espero conhecer o samba...

    ResponderExcluir
  7. Vou invadir o Nordeste, seu cabra da peste, sou Mangueira... no carnaval do Recife parou o show para ver o desfile =)

    Muito bom, bom de verdade

    ResponderExcluir
  8. é legal você mostrar um pouco da história do samba.

    ResponderExcluir
  9. “Pergunte ao criador
    Quem pintou esta aquarela
    Livre do açoite da senzala
    Preso na miséria da favela” - Pra mim esse é um dos versos mais bonitos e signifcativos que eu vi até hoje em um samba enredo.
    O sambe enredo trás tudo! mensagens de esperança, passagens históricas, memórias. Talvez sejam os sambas os grandes ilustradores do enredo, apesar de nossos olhos estarem voltados para os carros alegóricos.

    ResponderExcluir
  10. Esse seu blog é escrito com muita paixão, isso é nítido. :) .. Gosto muito de vir aqui.

    E, embora carnaval não seja muito a minha praia, gosto de enredos com conteúdo crítico, como a Mangueira comumente faz.

    ResponderExcluir
  11. muito bom o blog, parabens!!!!
    faça uma visita
    http://rogeriocenifutebolclube.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Fazer arte é fazer as pessoas pensarem e se questionarem sobre o mundo ao seu redor.

    A Lei Aurea foi assinada a lápis. Até hoje existe o trabalho escravo. "O pior cego é aquele que não quer ver".

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  13. Tão bom vir aqui... Tanta História...
    Parabéns à vc e a querida Mangueira nesse dia Nacional do Samba.

    ResponderExcluir
  14. Há selo lá no meu blog para você.
    Dê uma passada lá para pegar.
    Abração do amigo "Calcanhar" aqui.

    ResponderExcluir
  15. Tem um selo pra você no meu blog, Sandro. Passa lá.

    ResponderExcluir
  16. grande amigo sambista, confere lá meu blog, presente para você.

    http://umdiaentenderei.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. adorei o post! =] parabéns

    www.zormix.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Que interessante a história do samba, que até pra mim, Carioca era um mistério, possivelmente porque nunca foi muito do meu interesse, mas mesmo assim, sempre é importante saber um poquinho de algo tão presente na cultura de nossa sociedade.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Adoooro carnaval e tudo de bom que vem acompanhado desta festividade. Carnaval é cultura do nosso país, portanto, nada mais justo do que contar a nossa história, fazer esse papel sócio-cultural como vc colocou e mostrar que se pode informar através da arte. Carnaval tem conteúdo SIM! Depende do olhar de cada um...
    Parabéns Sandro!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  20. Fala Sandro, td bem? Depois dê uma passada lá no meu blog pra pegar os selos para os quais indiquei o seu blog.

    ABraço.

    ResponderExcluir
  21. Oiii , vim aqui deixa um aviso . Indiquei seu blog para ganhar dois selos . Passe no meu blog e pega lá , os que voce nao tem =D E nao esqueça das regras par recebe-los . Parabens , seu blog é muito bom e merece =D

    http://tudoocoomtudoo.blogspot.com/2010/12/selos.html

    ResponderExcluir
  22. O Carnaval da Mangueira através dos seus imortais sambas-enredos, enredos, alegorias tem inegável compromisso socio-cultural.

    Impecável como sempre esse espaço.
    Abração do amigo "Calcanhar" aqui.

    ResponderExcluir
  23. Caramba, a magueira ocm uma puta historia dessas pra contar e eu não sei nem um terço rs, é isso que penso toda vez que leio este blog.

    abração rs

    http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Retribuindo a visita e relamente adorei a ideia do blog.Pois é necessário contar e prestigiar a linda historia da estação primeira.Keep going!
    Abraços,higor. (perímetro underground)

    ResponderExcluir
  25. Olá. Vim lhe agradecer a visita ao meu Blog. Que bom que encontrou alguém que lhe complete, isso é realmente muito bom. Eu encontrei alguém que me soma.. E tanto eu, quanto você somos muito felizes. Então no final das contas, pensamos de maneiras diferentes.. Mas sorrimos por um só motivo: Ter aquele que amamos ao nosso lado. Enfim, está tudo lindo aqui.. Parabéns. Um Beijo.

    ResponderExcluir
  26. Sandro, tem mais selo lá!

    ResponderExcluir
  27. Olá Sandro! A Mangueira foi a primeira supercampeã da Marquês de Sapucaí, certo? Seu blog está na lista VIP do NeoWellBlog. Pegue seu selo e confira as vantagens! Você mais um grupo de seletos 34 participantes exclusivos terão acesso a uma temporada de 08 postagens de alta qualidade no blog HY que é o blog VIP do NeoWellBlog! =)

    Parabéns!

    http://neowellblog.wordpress.com/super-blogs/

    ResponderExcluir
  28. Voltei para trazer mais uma novidade e voltarei novamente para comentar sua postagem! =)

    Já está no ar a postagem 2 sobre o Rio de Janeiro no NeoWellBlog! ^^

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  29. Não sabia de todas estas vantagens de vanguarda da Mangueira. Achei muito bonito e importante! O negro precisa de ser enaltecido também, que qualquer pessoa vá conta. Mas, todos merecem homenagens, merecem segurança. Então, se faz sentido dizer isso em letras de música de samba é porque é necessaria atingir a solução. Mangueira cumprindo papel social, fazendo mais que belas roupas para o carnaval é o que a torna tão especial. Verde e rosa, só da mangueira na Sapucaí! X)

    Abraços!!!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  30. É excelente o que faz aqui no seu blog, divulgando belos testos, como ese, sobre não só a Mangueira, mas o samba em geral, está entre os meu favoritos o seu blog. Depois pase lá no meu blog para pegar mais dois selos para você.

    Abraço.

    http://sem--hipocrisia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Adorei o blog^^

    Beijooo

    www.medicinepractises.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Somente hoje consegui reunir selos que tenho recebido.
    Se tiver algum que você não tem ainda, esse selo é seu.
    Abração do amigo "Calcanhar".

    ResponderExcluir
  33. Tem selo no meu blog para vocÊ !! =D
    http://projetosdeumlouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Realmete,seu blog é um exemplo e uma raridade que muitos deveriam fazer igual quando tratam de música. Não só falar de samba, você mostra a história deste ritmo, as origens e todas as grandezas que cercam esse ritmo do Brasil, e revela, em palavras, o porquê o samba é o que é.

    Parabéns, de verdade mesmo.

    Se puder, me visite.

    Abraçoss

    ResponderExcluir
  35. a historia do samba por um sambista !


    sumiu mano,aparece

    Segue e comenta que tambem te sigo e comento

    blog indicado pelo jornal destak

    o fim da série H.P.B - http://universovonserran.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Gostei tanto desse blog que neste carnaval com certeza serei metade mangueira!rs
    Só vim desejar um Feliz Natal a vc e sua família Sandro e que em 2011 vc volte com força total para nos atualizar a respeito do belo carnaval que farão neste próximo ano.
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Por gentileza, comente no link abaixo ou no NWB com o seu e-mail em campo apropriado para que você receba a newsletter VIP do NeoWellBlog. Se já recebe por favor informe também!

    http://neowellblog.wordpress.com/premio-nwb-sou-vip/

    Cordialmente,
    NeoWellBlog

    ResponderExcluir
  38. Como de costume, excelentes postagens.
    Blog de qualidade mesmo.
    Abraço.

    William
    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir
  39. O Carnaval é isso alegria e tristeza, muito bom o seu blog...

    ResponderExcluir