terça-feira, 31 de maio de 2011

Festa na Tribo




No carnaval de 2012, a Nação Verde e Rosa terá muitos motivos para festejar! A Estação Primeira de Mangueira levará para a avenida uma homenagem a um dos blocos carnavalescos mais famosos e influentes da cultura nacional: o CACIQUE DE RAMOS. Mas engana-se que a escola contará na avenida apenas a gloriosa história de luta e resistência desse bloco, que fez história tanto por seus desfiles que arrastam multidões no centro do Rio há 50 anos, como também celebrará o carnaval de rua, a manifestação mais autêntica das grandes massas. A Mangueira resgata não apenas a história do Cacique!

Faz uma ode ao povo brasileiro, que espalha-se nas ruas nos 4 dias da folia, nessa mistura maravilhosa de pobres, ricos, brancos, negros, uma mistura tipiciamente popular brasileira. E foi nas origens do samba, a inspiração que a escola mergulhou para contar, através dos tempos, que o povo é o artista principal dessa festa que encanta multidões desde muito tempo. É um retrato fiel da perseverança, da força da união, e principalmente, a celebração aos guerreiros, todos aqueles que nunca se deixaram abater, persistindo bravamente para manter viva a nossa cultura.
O negro, que veio escravizado da África, jamais deixando para trás suas tradições e sua herança cultural, mantendo-a viva até dos dias de hoje, naquilo que conhecemos como a maior festa popular do planeta. Um povo por muitas vezes segregado, por sua origem racial ou social, que em diversos momentos da história, foi duramente marginalizado, e mesmo assim nunca desistiu! Um povo valente e festeiro, que invadiu as ruas, ganhou as cidades para mostrar seu valor, mesmo quando era proibido e até perseguido por simplesmente querer festejar. Mas o samba, que "agoniza mas não morre", sobreviveu à custa de gente simples, como eles, como nós, que não deixa a chama da tradição e da paixão por nossa bandeira se apagar. Esse enredo traz muito do “ser Mangueirense”, essa mistura de verde e rosa, que desperta um amor incondicional, que se supera nas maiores adversidades, fazendo dela a mais esperada, a mais comentada, a mais aguerrida das escolas que passam na Marquês de Sapucaí, graças à força imponente do canto de sua comunidade, da raça e da vontade de mostrar ao mundo, que naquele morro e naquela gente, mora uma alegria constante, um orgulho que não tem fim. A força de uma gente que RESISTE bravamente, e que não perde jamais sua identidade. Esse enredo é a celebração aos valores mais primitivos e puros do carnaval de verdade. Um carnaval feito pela gente descalça que invade as ruas nos dias da festa momesca, sem preocupar-se com as mazelas do dia a dia. Um povo que tira a máscara e mostra sua verdadeira face. Um povo que só quer mostrar ao mundo que é feliz. Um povo, que assim como o Cacique de Ramos, sobrevive, atravessando o tempo, e mantendo-se fiel às suas raízes. Ele, o Cacique, nas suas batucadas, à sombra da tamarineira, a revelar ao mundo seus talentos. Foi de lá que sairam nomes como Jorge Aragão, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Dicró, Mauro Diniz, Zeca Pagodinho, Luis Carlos da Vila, Neguinho da Beija-Flor e tantos outros, além é claro, o Grupo Fundo de Quintal, que é na essência, o próprio Cacique de Ramos. A Mangueira definitivamente assume seu papel de levar não só alegria, mas cultura ao nosso País, voltando no tempo, para encontrar-se com a festa do povo, e com ele celebrar, como era no princípio, quando ainda embrião, lá pelos idos do início do século passado, quando dava seus primeiros passos como o "Bloco dos Arengueiros" e tantos outros, que juntos, irmanados, transformaram-se na escola de samba mais querida do planeta.

A MANGUEIRA É O CACIQUE DESSA ENORME TRIBO CHAMADA CARNAVAL!
Então, vamos todos dizer ao mundo em alto e bom som:
"VOU FESTEJAR, SOU CACIQUE, SOU MANGUEIRA!"








E para conhecer um pouco mais dessa belíssima história que a Mangueira mostrará no carnaval de 2012, visite o site oficial da escola. É "impossível não emocionar".


http://www.mangueira.com.br/





Fonte de Pesquisa: Sinopse do enredo "Vou Festejar, Sou Cacique, Sou Mangueira", de autoria de Beth Carvalho, Sérgio Cabral e Bira Presidente - Estação Primeira de Mangueira - Carnaval 2012.


48 comentários:

  1. Achei que meus olhos estavam me enganando, mas não me fiz de rogada. Copiei e colei o post e formatei com outra fonte, só aí consegui ler...

    É incrível saber que antigamente o povo era proibido de festejar o carnaval...

    Li algo assim nos livros de Jorge Amado...

    Muita sorte para a Mangueira no Carnaval de 2012!

    ResponderExcluir
  2. Puxa Sandrão, já está decidido o que vai ser feito no carnaval que vem? Parece que é por isso que o carnaval é tão bom e bem feiro, é porque os carnavalescos não dormem no ponto hein! Só fiquei com uma dúvida, porque o Zéca Pagodinho vive falando de Cacique de Ramos se ele é da Portela, eu achava que o Cacique de Ramos era da velha guarda da Portela e não da Mangueira!!!!

    ResponderExcluir
  3. TIVE QUE JOGAR ESSE TEXTO PRO WORD PRA PODER LER. QUER DIZER QUE ANTIGAMENTE ERA PROIBIDO COMEMORAR O CARNAVAL?? QUE LOUCURA!

    RAPAZ O CARNAVAL DEVERIA SER DOSADO, NA MINHA OPINIÃO, POIS VIROU UMA BAGUNÇA O CARNAVAL DE HOJE.
    TEM POSTAGEM NOVA. PASSA LÁ.
    http://ozeladorfiel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. demorou pra min conseguir ler hehehe , mas como sempre traz posts bem informativos sobre o carnaval , apesar de ser salgueirense respeito muito a mangueira ...retribuindo sua visita no meu blog

    ResponderExcluir
  5. O carnaval é nossa melhor festa, ninguem pode dizer o contrário.....
    Sou carioca e sou Grande Rio... sofredor, eu sei...

    Excelente post...
    http://rioshirt.com/

    ResponderExcluir
  6. Viu só, atraiu a curiosidade dos seus leitores sobre o texto... Também troquei a fonte para ler...

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana...confesso que me provocou uma grande curiosidade à respeito da fonte e eu tive que trocar pra ler...rsrsrs

    Beijos, Misunderstood.

    ResponderExcluir
  8. Legal usar outra fonte para lembrar a época da censura carnavalesco. Se quiser ler, busque novos caminhos... a história ensina :)

    ResponderExcluir
  9. Mto bom seu blog !!!Sou Mocidade mas gosto mto da sua Agremiação!!

    ResponderExcluir
  10. mistério no samba...bem sacada mudar as letras...ai da um tom a mais,...muito bom...

    ResponderExcluir
  11. Foi muito criativa essa idéia da fonte. Confesso que foi a primeira vez que encontrei um post assim, sabe, único. Interessante também por causa do conteúdo que fala da história do nosso país através do samba, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  12. Apesar de nunca ter pisado no Rio de Janeiro, conseqüentemente no Morro da Mangueira, tenho um amor pela comunidade. É a minha escola do coração nos desfiles.

    Adoro seu blog.

    Abraços
    http://ceucaindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Entrei no teu blog e pensei q meu pc tava bugando! rsrsrsrsrs
    Como sempre surpreendendo com teus posts.
    Super original, adorei!
    O layout novo tá muito show! Bjo.

    ResponderExcluir
  14. Que máximo a ideia dos códigos. Que bom que o carnaval sobreviveu.

    ...................

    Passando tb para divulgar:

    Olá
    Você sabia que LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), que é o idioma em que os surdos se comunicam, é a segunda língua oficial do Brasil?

    Com objetivo de expandir a língua de sinais um grupo de professores e alunos da escola Lauro Müller em Florianópolis criou o BLOG VEJO VOZES e por conta disso estamos aqui lhe convidando para fazer parte da nossa história.

    Se você entende que nosso país precisa de educação com qualidade e que a inclusão é um direito de todos, venha nos conhecer. O endereço é:

    http://eeblmlibras.blogspot.com/

    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  15. Legal essas homenagens que as escolas fazem, mas atualmente os desfiles são muito mais negócios do que divertimento...

    ResponderExcluir
  16. Bom texto excelente escrita um pouco grande mais compensatorio

    ResponderExcluir
  17. showww eu sou mangueira total ;)

    ResponderExcluir
  18. parabens pelo belo blog muito informativo

    dá uma passadinha no meu pra saber das novidades e participar dos sorteios

    beijins

    http://dicasdaafrodite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Interessante o tema que você resolveu abordar, um abração e não deixe de visitar meu blog!

    ResponderExcluir
  20. Ainda falta muito e agora já sabemos o que vem no proximo carnaval!

    ResponderExcluir
  21. Meu amigo tu escreve bem, seu post é bom e extigante!
    O blog tá bonito.
    Eu respeito muito esse pessoal do samba, samba de verdade, bem cantado e tocado, que tem raiz!!
    Parabéns pelo post e blog!
    Abração!

    ResponderExcluir
  22. olá adorei seu blog..Meu marido ama samba antigo velha guarda me parece que vc gosta tbm aprendi gosta de samba com ele kkk.
    ele tem um grupo velha guarda da vila celeste só samba de raiz..
    parabens pelo seu blog muito legal..
    já estou seguindo se vc pode me seguir agradeço um abraço.ate mas..
    http://novidadesdamaroka.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá
    Adorei o blog. Muito alegre e fala de tudo (e mais um pouco) sobre samba rsrsr legal.

    Segue lá o meu, se possível

    http://contosemisterios92.blogspot.com/

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. TEM POSTAGEM NOVA, PASSA LÁ.

    http://ozeladorfiel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. olá Sandro!!! como vai?
    po rapaz, nós dois sabemos que nossos gostos são diferentes, mas sabemos tbm que temos em comum essa paixão pela música, e por isso que admiro tanto seu blog, e agradeço as palavras que deixa no meu! :D
    independente do que eu realmente ouço, eu sempre leio seus textos, vejo os vídeos do blog, aprendo um pouco mais com vc sobre esse assunto do carnaval que vc domina tão bem!

    e olha só, eu não sabia que o enredo era preparado e liberado tão previamente pelas escolas!! espero que a mangueira se dê bem nesse próximo ano, apesar de não acompanhar o carnaval do rj, torço por vcs :)

    abraço!!!
    http://songsweetsong.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Cacique de Ramoos...
    Nunca fui pessoalmente não, mas ouço bastante nos sambas das antigaa...
    Sucesso aee pra Verde e Rosaa
    -
    Se puder, retribui a visita ;)
    www.4e20natural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Estou aqui para agradecer o comentário inteligente no meu blog.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  28. Tem tudo pra ganhar o carnaval no proximo ano!!

    ResponderExcluir
  29. Por isso a Mangueira sempre esta ali disputando pra ser campeã,ela escolhe enredos de conteudo e homenagea o que merece por isso como disse o amigo ali no comentario tem tudo pra ser campeã ano que vem =D

    Ahh e quando puder,dá uma passada no:

    http://leandraniveea.blogspot.com/
    E se quiser ficar por dentro das noticias do blog me segue no twitter =D
    http://twitter.com/#!/Fox_Colorado

    ResponderExcluir
  30. Sem dúvida alguma será mais um grande sucesso na avenida.
    Bom domingão.

    ResponderExcluir
  31. Muito bom seu texto parabéns!!
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  32. Muito legal o post! parabéns! estou te seguindo! bjss

    http://woopsbloops.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Dica: diminui a fonte fica cansativo pra ler..:S

    ResponderExcluir
  34. Oi Sandro vim retribuir as visitas no Fleon and the city e ver o seu blog que adoro já que meu coração bate em verde e rosa desde a infancia...estou confiante no enredo e no talento de Cyd Cavalho.

    Tenho que ir visitar minha escola kerida uma hora dessas...Parabéns pelo blog AbraçÃO

    ResponderExcluir
  35. E eu fico daqui, ano que vem, torcendo, como todos os anos, Pela Nossa Mangueira!!!

    ResponderExcluir
  36. Primeiramente, obrigado pelos comentários e criticas sinceras ao meu conto.

    Segundo, eu tbm não sabia que o carnaval era pensao assim com tanta antecedencia, o povo trabalha mesmo.

    não gosto de carnaval, mas respeito o trabalho das escolas de Samba

    ResponderExcluir
  37. cara, acho muito interessante a história do carnaval. saberia me indicar umas leituras sobre esse assunto?

    abraço,
    Cícero.

    ResponderExcluir
  38. Oi Sandro!!!
    O carnaval 2012 promete!!!
    Torço por vocês!!!

    E Muiiitoooooo obrigada pelas constantes visitas ao meu blog!!!!

    Bjosssssssss

    ResponderExcluir
  39. Não gosto de samba... mas seu blog tem um conteúdo muito bom...
    Parabéns. Retribuindo.

    ResponderExcluir
  40. Oiii, adorei o blog!!

    estou seguindo, segue de volta?
    http://luckydayss.blogspot.com/

    Grande Beijo!

    ResponderExcluir
  41. agora só nos resta esperar e ver esse desfile de 2012...com esse enredo...

    ResponderExcluir
  42. Você faz uma articulação artística muito bonita entre música, fotografias, história, cultura popular, e assim por diante.

    Tá muito massa este blog ÚNICO.

    ResponderExcluir
  43. Poxa que bacana, belíssima homenagem. Tomara que o ano de 2012 consagre esse enredo.

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Nesse ultimos anos não tenho gostado dos enredos da minha Escola de Samba de Paixa, a Estação Primeira de MAngueira. Para voltarmos a ganhar títulos precisamos de enredos impactantes e atuais, até porque nos ultimos anos, sempre estão sendo esses os vencedores.

    Mas independente do tema, estu sempre com você ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA!

    @Rondi_Araujo
    http://rondiaraujo.blogspot.com/

    ResponderExcluir