segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Será, que já raiou a liberdade, ou se foi tudo ilusão?"


Ao longo de seus 83 anos de história, a Estação Primeira de Mangueira ultrapassou as barreiras do que entende-se por escola de samba. Fundada e mantida até os dias de hoje em sua comunidade de origem (ao contrário de muitas escolas cujas sedes não ficam no coração de suas comunidades), a verde e rosa é símbolo de resistência e luta de um povo segregado e marginalizado, ou por sua origem étnica, ou social (negros pobres e retirantes nordestinos de forma geral), e depois pelo culto ao samba, que no passado era algo tido como “marginal”, proibido e coibido pela polícia. Na Mangueira, como em outras comunidades ou favelas, o poder público sempre foi ausente, e com o passar dos anos, a diferença entre morro e asfalto, entre “bairros” e “comunidades”, foi ficando cada vez mais evidente, e houve um isolamento natural. Do alto do morro, os moradores cada vez mais á mercê de toda sorte de mazela, e lá embaixo, a cidade a crescer, tendo ao fundo, apenas uma paisagem cruel de uma gente condenada à segregação e a discriminação. Nesse contexto, a escola de samba surge como a salvação. O que se produziu de cultura apenas no Morro da Mangueira, representou um verdadeiro universo paralelo dentro do contexto histórico-cultural da cidade do Rio de Janeiro, algo tão grandioso que ficou impossível aos olhos da sociedade, deixar de reconhecer que existia ali muito mais do que pobres, pretos, e toda sorte de adjetivos não tão nobres. O samba da Mangueira tornou-se uma realidade retumbante, que atraiu olhares dos mais conceituados nomes da música brasileira, e como que num passe de mágica, toda aquela explosão colorida em verde e rosa, ganhou o mundo e acabou servindo de referência do Brasil no exterior. A reboque disso a escola ganhou um novo papel dentro daquela comunidade, assumindo o que deveria ser obrigação do poder público, criando um laço tão estreito com sua comunidade, que hoje é impossível dissociar Mangueira (morro) de Mangueira (escola de samba). A Mangueira acabou se tornando singular. Por sua gente, por sua cultura, por sua importância e simbolismo, e a favela passou a ser denominada “comunidade”, e a vergonha passou a ser motivo de orgulho. A evidência está nas várias canções que retratam com poesia, a dura realidade daquela gente, e que no fundo no fundo, acaba sendo a realidade de tantas outras comunidades. Muitas canções que homenageiam a Mangueira, deixam clara a surpresa que aquele lugar representa:

“Em Mangueira a poesia,

Num sobre e desce constante,

Anda descalça ensinando,

UM MODO NOVO DA GENTE VIVER”

(“Sei lá Mangueira” – Paulinho da Viola)

Hoje, o poder público com seu projeto de retomada do poder nas comunidades, através das UPPs (necessárias) e o tal choque de ordem, tenta resgatar décadas de descaso. Tudo seria perfeito não fosse a repetição do erro. Antes, o erro foi ignorar completamente a existência daquela gente, e hoje, o erro está sendo ignorar o que o tempo deixou de marca e legado àquela comunidade. É impossível deixar de praticar uma ocupação e com ações diferenciadas, porque essa gente criou um modo próprio de vida, e o poder público não pode ignorar essa peculiaridade. O samba está para o Morro da Mangueira assim como o futebol está para o Brasil. A Estação Primeira de Mangueira está para o Morro da Mangueira, assim como a seleção brasileira de futebol está para essa imensa Nação. São fatos incontestáveis, o que aliás, é bem comum dentro de uma sociedade tão miscigenada (racial e culturalmente) como a brasileira, e tudo que venha de benefício sem a observância dessa coisa peculiar, está fadado ao fracasso. Não há como se obter sucesso nas ações no Morro da Mangueira, sem deixar de reconhecer a importância da escola de samba dentro daquela comunidade, que durante muito tempo, foi o único motivo de orgulho daquela gente. E foi dali, da dificuldade, que surgiram alternativas que hoje servem de exemplo para o mundo, como o Projeto Vila Olímpica da Mangueira, que forma cidadãos através do esporte, tudo nascido a partir da escola de samba!

A Mangueira quer urbanização, quer saúde, quer saneamento, quer educação, quer dignidade e quer, acima de tudo, que aquilo que a sustentou durante anos de esquecimento por parte da sociedade, tenha agora o devido valor e reconhecimento. E enquanto o poder público reforma quadras de escolas de samba Rio de Janeiro afora, a Mangueira, reduto de bambas e que cujo prestígio ajudou a transformar o carnaval carioca na festa popular mais famosa do planeta está lá, ainda à mercê da boa vontade.

Por tudo isso é que a Mangueira vem clamando por um NOVO PALÁCIO DO SAMBA! Porque é no samba que a Mangueira se sustenta, se dignifica e se torna forte. Um novo espaço onde possa não apenas servir de palco para seus ensaios, mas onde possa fazer cidadania, oferecendo alternativas a mais pessoas daquele lugar, oferecendo cultura, lazer, entretenimento, educação, qualificação, capacitação e uma coisa que é fundamental para qualquer cidadão: DIGNIDADE!

A Mangueira não produz torcedores de escola de samba. Ela produz MANGUEIRENSES! Porque MANGUEIRENSE é um estado de espírito!

*O título do texto é a transcrição literal dos primeiros versos do samba "Cem anos de liberdade, realidade ou ilusão?" - Mangueira - Carnaval 1988

21 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Interessante, lay out dez, imagens interessantes e tudo sobre o samba. Musica é tudo de bom e samba é um dom do brasileiro.
    Visite o meu blog, voltarei sempre aqui
    abraços


    http://plantasmedicinaisamazonas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mesmo, muito interessante seu blog, vou começar a indica lo, conheço mt gente que adora samba e aqui é o mlehor lugar para ouvir.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, parece que os trabalhos das UPPs são apenas satisfações para as necessidades turísticas, e o desrespeito ao povo dali acaba permanecendo. Que se criem condições para que a comunidade siga sua vida dignamente, sem precisar ser educada por quem lá não pisou. Que seja do berço dos poetas as palavras de orientação para toda sua gente!

    http://www.costabbade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. poxa acho tão maneiro teu blog,sei la sou do sul e aqui n temos um super carnaval e não somos tão ligados ao samba, então quando entro aqui me sinto viajando por outras culturas, parabéns pela iniciativa!!!
    bjs
    ______________________________________

    comente e siga meu blog
    ti sigo com 4 contas de volta
    http://etcmodaetal.blogspot.com/
    se clicar nas publicidades e avisar eu clico tbm.

    ResponderExcluir
  5. Viva a mangueira!


    http://blogdocharque.com/

    ResponderExcluir
  6. Lugar ceerto pra quem gosta de sambaaa, merece ser visto por bastante gente (: Parabéns pelo espaço, abraço'.


    http://ultimamentira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. con certeza, uma das melhores escolas de samba!

    ResponderExcluir
  8. parabéns pelo blog eu n sabia da historia das cores direito

    ResponderExcluir
  9. no geral o blog é bem legal
    provasetrapacas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. A melhor escola de samba!!

    Parabéns pelo blog, muito legal!!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o blog! Com toda história da Mangueira!

    ResponderExcluir
  12. Sandro, o seu post resume muito bem o que a cultura é capaz de fazer em uma sociedade que é esquecida pelo Estado. O seu texto deveria estar em jornal, nas revistas de circulação nacional, e não apenas em um blog. Mais aplausos para vc!

    ResponderExcluir
  13. Gostei do blog! Aborda um tema diferente de outros blogs, além de mostrar a história de uma grande escola de samba.
    Seguindo :D
    http://seriesbooksmovies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Apesar de essa não ser a minha praia, vi que o texto é bastante bem escrito. Parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
  15. Belo texto! Mangueira realmente é referência no samba e vida social, quanto a politicagem só pensa em agradar os abastados e apagam fogo, sem resolver os problemas pela raiz!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Valeu pela visita no meu blog.
    as fotos são minhas mesmo; apenas registros de um amador que gosta de capturar o imaginário dos lugares por onde passa.

    muito legal seu texto.
    parabéns!
    grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. Muito complicado mexer me comunidades que nunca tiveram o costume de estar sob a proteção do estado. Mas antes tarde do que nunca.

    ResponderExcluir
  18. uma maior distribuição de renda é sempre um bom lema...

    ResponderExcluir
  19. samba não é a minha área, mas valeu pela iniciativa

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. esse palacio do Samba tem de sair...a a mangueira tem de continuar crescendo sempre, ela faz parte do nosso patrimonio cultural. e Você vai fazer parte dessa historia, trazendo o melhor dessa comunidade maravilhosa para nós , leitores do seu blog...

    sumiu Sandrão...nunca mais te vi no cronicas...

    Quando der passa lá...sua opinião sempre foi importante !

    http://universovonserran.blogspot.com

    ResponderExcluir