sexta-feira, 11 de junho de 2010

Obrigado Deus, sou MANGUEIRENSE!

Que meu coração é verde e rosa, isso eu já sei, afinal de contas, precavido que sou, vivo fazendo check-ups periódicos.
Aliás, desde a primeira palpitação mais forte que senti, isso lá pelos idos de 1984, especificamente no carnaval, e mais especificamente ainda, no desfile das campeãs, quando meu coração disparou, e tratei logo de procurar uma explicação e o médico foi categórico:
“- Seu coração é verde e rosa”.
Sempre soube que isso era grave, e pra minha felicidade, é uma coisa que não tem cura!
Tratei logo de me submeter a um longo tratamento, à base de muito samba de qualidade, de muita emoção, de muito orgulho pelas cores da minha bandeira, e vez por outra visito o morro, onde tem um centro especializado nessa dádiva, que os leigos chamam de quadra, mas eu, de Palácio. É assim a vida saudável para alguém que descobre ter o coração verde e rosa.
Confesso que com toda a rigorosidade com que encaro esse tratamento, e por mais acostumado que esteja com os efeitos colaterais, nem sempre consigo conter um dos principais deles, que é o choro. É incrível como tratar do coração verde e rosa provoca lágrimas.
E hoje, durante minha terapia diária, não é que novamente senti os efeitos disso?
Diante da tela do computador, buscando cada vez mais remédios para essa verdadeira loucura, que me deixa tão lúcido, deparei com uma canção, e claro, baixei, sob o pretexto de que era uma versão ao vivo de “Verde que te quero rosa”, na voz daquele que a criou, e mais ainda, em sua última apresentação ao vivo.
Pacientemente enquanto baixava o arquivo, tratei logo de disponibilizar aqui, e finalmente, pus-me a ouvir...
Cartola, com aquela voz tão cheia de verdade Mangueirense, tão íntima, tão certa do que está falando (talvez esteja falando de si) , é um tratamento muito pesado para quem tem a Mangueira dentro do coração.
E chorei...
E como nessas horas, ficamos muito religiosos, me apeguei na fé.

OBRIGADO DEUS, EU SOU MANGUEIRENSE!

8 comentários:

  1. Essa imagem do mestre Cartola é bem forte, causou um impacto legal pro texto... gostei.

    ResponderExcluir
  2. Vítor, baixa o "Verde que te quero rosa" que tá aí do lado, que tu vai ver o que é impacto... Ele cantando, parece que tá recitando... sensacional...

    ResponderExcluir
  3. Todos os caminhos nessa sexta-feira te levam para mangueira!

    ResponderExcluir
  4. Nossa que bacana essa paixão que vc tem pela Mangueira, sou carioca e costumo ir nos ensaios, mas não tenho nenhum escola de coração. Acho bacana esse sentimento!
    Bjosss
    http://coisasdavidaju.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Juliana, então te convido a viver essa experiência!!! É algo "que não tem explicação".

    ResponderExcluir