quarta-feira, 8 de setembro de 2010

"Quando derem vez ao morro...Toda cidade vai cantar!"

Para se compreender a “magia” que envolve o Morro da Mangueira, sua importância cultural, e seu poder transformador dentro de uma sociedade cheia de problemas que todos nós conhecemos, é preciso fazer uma rápida viagem no tempo e na história do Rio de Janeiro.



No ano de 1908, o Centro do Rio, habitado principalmente por ex-escravos e seus descendentes (vindos da Bahia), sofreu uma reforma em sua estrutura arquitetônica, e não é difícil imaginar que esses moradores tiveram que procurar outros espaços para fixar moradia. Não foi um acaso do destino que levou grande parte deles para o Morro da Mangueira e adjacências. Perto dali, no morro, existia uma fábrica de chapéus, que ficou conhecida por “Chapéus Mangueira” devido a grande quantidade da árvore no local. O português Tomas Martins, tratou de povoar a região, visando evidentemente o lucro, uma vez que seria mais barato aos trabalhadores da fábrica residirem ali tão próximos, e com isso, o Morro foi ganhando mais e mais moradores. Evidentemente que os habitantes, devido suas origens, levaram para o local também seus costumes, sua cultura, e foi assim que o samba foi pra lá, fixar moradia.
O que o destino já havia escrito e ninguém sabia, é que bem perto dali, um certo Agenor, assíduo freqüentador das rodas de samba do Estácio (tido como o verdadeiro berço do samba), por problemas financeiros, teve que se mudar de Laranjeiras, seu bairro de origem, e foi instalar-se justamente naquele lugar, que já conhecia por ser freqüentador das rodas de samba que faziam no local e pelos blocos carnavalescos que lá existiam!

Pronto! O “acaso” fez um dos casamentos mais perfeito que se tem notícia na história da cultura nacional. Cartola, talentoso que era, tratou logo de atrair os grandes bambas das rodas do Estácio para o Morro, e a química perfeita formou-se: morro – favela – descendentes de escravos, e o samba parecia ter encontrado no solo mangueirense seu habitat natural.
Mas isso ainda era a ponta de um iceberg! O samba originalmente era um ritmo discriminado, marginalizado, tipificado até os dias de hoje pelo malandro carioca, e opinião minha, talvez por isso, tenha dado tanto certo no Morro da Mangueira. Sua localização geográfica, embora privilegiada (o Morro não fica no fim do mundo, pelo contrário, fica ali, encravado no coração do Rio), por ser no alto, num lugar tão evidente e ao mesmo tempo tão isolado, talvez tenha encontrado a paz que precisava para fluir naturalmente. Disso para a criação da escola de samba foi um pulo. Lá já existiam diversos ranchos e blocos, e aí começa a acontecer um fenômeno que viria a ter reflexos mais tarde, e que todos nós conhecemos. Percebeu-se que somente a união poderia dar voz mais alta ao movimento e a agregação de valores comuns (afinal de contas, todos eram marginalizados) deu força a voz que vinha do alto do Morro.
Mais uma uma vez, o destino foi generoso com a Mangueira. Cartola era um gênio da música, e a ele juntaram-se tantos outros, como Nelson Cavaquinho, Carlos Cachaça, Zé Ketti (que conheceu o samba de raiz em Mangueira), Padeirinho, e tantos e tantos outros de igual talento, e através das obras desses ícones da MPB, a Mangueira ganhava prestígio e status de celeiro.
Assim como esses, outros contemporâneos lançaram olhares sobre aquele lugar que inexplicavelmente ia na contramão do que parecia óbvio, ou seja, a segregação e o esquecimento. O fenômeno das favelas foi tomando conta do Rio, e com ele toda a sorte de preconceitos. Mas a Mangueira já tinha conquistado a todos, devido ao incontestável talento de seus bambas, que estampavam o orgulho mangueirense em suas obras. Muitos foram os grandes nomes da música que flertaram, ou se entregaram ao talento Mangueirense. Artistas hoje consagrados dos mais diversos segmentos musicais, de uma forma ou de outra, foram conhecer de perto o som que vinha daquele morro. A elite da bossa nova, a contestação da Tropicália, a busca de identidade do Rock Nacional, e movimentos mais contemporâneos como o funk, e outros derivados do samba, todos eles, de alguma forma exaltaram e ainda o fazem com a Mangueira.
O poder transformador do samba que vem do Morro da Mangueira, tem ainda papel fundamental na transformação social daquela comunidade, mas isso é assunto para uma próxima postagem.



"Mangueira é
Um canto de fé
Que leva o samba
Na poeira e no pé"
(Eraldo Faria, Geraldo das Neves, Flavinho Machado)


Fonte de pesquisa:
“Folião da Mangueira: Identidade e sociabilidade”
Carolina Marques Henriques

Universidade Federal do Rio de Janeiro
“III Simpósio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2009 - ESPM/SP - Campus Prof. Francisco Gracioso”

Capital Social na Favela da Mangueira”
Maria Alice Nunes Costa

"RIO DE JANEIRO: TRABALHO E SOCIEDADE - Ano 2 - Nº 3"
*artigo integrante da dissertação de mestrado da autora,intitulado “Samba e Solidariedade:capital social e parcerias coordenando as políticas sociais da Mangueira,RJ., 2002, Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Ciência Política da Universidade Federal Fluminense.

33 comentários:

  1. Muitoo bom o post Sandro.. seu blog é o som do nosso país.....

    Beijos!!

    http://entrelinnhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. "Alvorada lá no morro, que beleza.
    Ninguém chora, não há tristeza.
    Ninguém sente dissabor.
    O sol colorindo é tão lindo, é tão lindo.
    E a natureza sorrindo, tingindo, tingindo."
    (Cartola, Carlos Cachaça e Hermínio Bello de Carvalho)

    Sua postagem é uma aula e tanto.
    É obrigatória agora a minha visita no seu blog.
    Abração amigo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Mangueira é arte, é vida, é beleza, é amor!

    ResponderExcluir
  4. É Sandro, sempre que entro no seu blog sinto uma nostalgia muito grande. Morei no Rio, uns 4 anos, bem pertinho da Mangueira, em São Cristóvão. Meu marido (falecido há 10 anos) era sambista e mangueirense de carteirinha. Fui pedida em casamento bem aí pertinho de vc, em Arraial do Cabo (ao som de Cartola). Acho q dá prá entender pq adoro isso aqui. Lindo post. Bjo.

    ResponderExcluir
  5. adoro a mangueira e tudo de bom

    párabens pelo blog bem arumado


    que o senhor te abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Lindo post, Mangueira tem A melhor história, mto bom mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Bacana cara!
    Ótima divulgação.
    Arte em primeiro lugar.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a divulgação, às vezes ficamos tão presos as más impressões q não conhecemos os outros lado das localidades.
    espero que visite meu blog
    http://anpulheta.blogspot.com

    abraços, fique com Deus e que o Senhor Jesus Cristo te abençoe muito!

    ResponderExcluir
  9. POst maravilhosasmente bem trabalhado!
    Uma verdadeira aula..
    Parabéns!
    ;D

    ResponderExcluir
  10. Post extremamente esclarecedor.Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  11. Aí está, um tema muito interessante, e o blog todo conta a história do samba aos poucos.
    Muito bom, nota 10 em todos os quesitos!

    Casa do Baralho
    http://casa-do-baralho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Ahhh vou te seguir também!
    muiito obg por comentar la, fico feliz que alguém ainda le minhas tolices :B

    obrigada mesmo de coração! ♥

    ResponderExcluir
  13. Blogs também são cultura! "Não deixe o Samba morreeeeeeer..."

    BLOGANDO COM RENAN
    http://blogandocomrenan.blogspot.com/2010/08/tudo-pode-ser-se-quiser-sera.html

    ResponderExcluir
  14. Salve a música, salve o povo da favela.

    ResponderExcluir
  15. É isso que eu mais acho interessante na música. A História por trás de tudo, até da arte. Salve Mangueira.

    ResponderExcluir
  16. Muito legal vc falar do Samba e da sua escola de samba num blog,de jeito bem informativo e ainda o padrão de cores do blog é demais baseado nas cores da Mangueira

    ResponderExcluir
  17. Cara, muito obrigado pelo comentário sobre a letra no meu blog, vou almoçar e já volto pra ler o assunto do seu, que já me interessou só de ver a caricatura do Cartola aqui... rs

    T+

    ResponderExcluir
  18. Interessante a história da fundação, sempre gosto desses assuntos, me faz lembrar do Jô soares com suas perguntas...
    Bom, eu achava que gostava de samba de raíz, mas conheço no máximo aí um Cartola, Mart'nália, Luiz Melodia, Diogo nogueira... preciso expandir meus conhecimentos sobre o bom e velho Samba de Raíz! Parabéns pelo blog, e você escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  19. quem é carioca tem que ler esse post. as historias dos morros e das escolas de samba sao importantissimas.

    ResponderExcluir
  20. Concordo que o Rio tem uma cultura muito rica, mas fico me perguntando, por que ele é referência no mundo todo e não São Paulo? São Paulo tem muito mais cultura e é a capital que movimenta o país. Não me leve a mal, mas o Rio de Janeiro não merece o posto que tem!

    http://cerebro-musical.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Muito bacana cara! É isso aí! O brasileiro precisa dar mais valor à sua cultura. Já vi inúmeros blogs falando de lady gaga, justin biber e sei lá o que mais, mais isso é tudo passageiro. Um ritmo verdadeiro deve receber seu verdadeiro valor. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  22. muito interessante a postagem...muito bom..

    ResponderExcluir
  23. Entendi perfeitamente o que você quis dizer com post, valorizar o samba, que, de fato, é predominante no Rio e de melhor qualidade. É que as vezes fico triste pelo fato de só se lembrarem do Rio de Janeiro quando citam o Brasil entende?

    Vangloriam o Rio como se fosse a melhor cidade do mundo e isso é tampar o sol com a peneira. Você, como paulista igual a mim, deve se sentir um pouco assim também. Se falam de São Paulo, logo pensam em bandidos e se falam em Rio, pensam em Copacabana, mulheres bonitas e paisagens deslumbrantes. Ultimamente, Rio de Janeiro anda mais perigoso que São Paulo hehe...

    Então, é isso que me deixa meio chateado, mas fazer o que? Isso não é sua culpa nem minha. É culpa da midia que gosta de pintar as coisas boas que existem no Rio e deixar as coisas ruins de lado, sem mostrar a verdadeira face da cidade.

    Abraços!

    http://cerebro-musical.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Nossa que historia legal.
    nen sabia de muitas coisas.
    seu blogé bastante informativos, e fala sobre cultura,algo que eu amo,e mesmo sendo carioca,nen sabia de muitas coisas,que seu blog relata.

    ResponderExcluir
  25. Amei a historia, não sou mto de "ouvir" samba, mas é sempre bom aprender algo novo neh. E as letras de samba sempre arrasam #FATO
    Parabens mesmo..
    :D

    ResponderExcluir
  26. Muito legal o seu blog!!
    sou fã da mangueira aqui de sampa sempre torcendo e curtindo nos carnavais.. parabéns!
    Se quiser visite meu blog
    http://www.vainafequeda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. A Estação Primeira de Mangueira é a melhor.. e com certeza sempre será...

    Não sou muito fã de carnaval mas sempre paro para ver a mangueira desfilar porq sei q vale a pena... enredoos sempre incriveis....

    ...

    Sandro obrigada pela visita ...
    Beijos!!!


    http://entrelinnhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. mto bom

    http://depoisquando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Como já visitei outras vezes o seu blog, preciso dizer: fico encantada com a forma como expõe a história cultural da Mangueira e do Rio.

    ResponderExcluir
  30. Sandrão, seus posts são verdadeiras matérias jornalisticas! Rapaz vc deve ser dono de algum jornal aí do morro, certeza !!!!!

    Obrigado por visitar meu blog. Atualizei ele hoje, se der passa lá!

    ResponderExcluir